Mercado de Trabalho

Prepara e qualifica graduados de diversas áreas que desejam atuar, ou que já estão atuando em escolas, creches, jardins de infância, internatos, instituições de reeducação, como gestores e coordenadores pedagógicos, ponderando a parceria necessária entre ambos e acompanhando dificuldades de alunos e professores.

Perspectivas e Carreira

Em qualquer ambiente educacional, é necessário que haja profissionais qualificados para fazer a gestão escolar e coordenação pedagógica. Em resumo, este curso te possibilita a exercer diferentes atividades relacionadas ao ensino a partir de uma formação completa na área de educação. Curso preparado para aqueles que desejam desejam atuar como gestores e coordenadores pedagógicos, ponderando a parceria necessária entre ambos e acompanhando dificuldades de alunos e professores.

Conheça o Curso

O principal diferencial desta pós-graduação é trazer um elemento complementar a formação de gestão conhecimentos sobre a Psicologia Educacional. Além de estudar o funcionamento da própria instituição enquanto organização, o profissional terá a capacidade de analisar a eficácia das estratégias educacionais e desenvolver projetos educativos de acordo com as capacidades das crianças com dificuldades de aprendizagem em instituições educativas.

Fundamentos Teóricos e Práticos da Educação

  • Reflexões sobre os fundamentos de currículo da fundamentação ao desenvolvimento
  • Analisar criticamente as teorias contemporâneas de Currículo e suas implicações para o pensamento do educador
  • Reflexão crítica sobre a prática curricular no Brasil e no mundo
  • A Lei de Diretrizes, Bases da Educação Nacional e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial.
  • Análise e discussão dos limites e possibilidades da política educacional nacional
  • O ensino da Educação Básica na legislação educacional vigente
  • Políticas educacionais e legislação de ensino
  • Políticas Públicas emanadas dos Governos Federal, Estadual e Municipal que tratam da inclusão escolar na Educação Especial
  • Análise crítica dos padrões de gestão das políticas públicas relacionadas à Educação Inclusiva e Especial
  • Os Parâmetros curriculares nacionais: estrutura e funcionamento
  • A compreensão do se constituir docente, os caminhos da constituição da identidade profissional do professor, referências e modelos de docente, os saberes docentes, o trabalho docente, profissionalização, feminilização da docência, complexificação do trabalho do professor no século XXI
  • Criatividade no contexto educacional. Conceituar história da criatividade, criatividade, processo criativo
  • Teorias da Criatividade. A criatividade em diferentes contextos (família, escola e trabalho), explorando o educacional
  • O desenvolvimento da criatividade em diferentes espaços
  • Técnicas de criatividade (exercícios práticos)
  • Treinamento, atividades da criatividade e as características criativas: elaboração, flexibilidade, expressão da emoção, fantasia, fluência, solução de problemas, originalidade, analogias e metáforas, entre outras características criativas
  • Competências Socioemocionais na Educação: história, conceitos, teorias, discussões das competências socioemocionais XXI, e a relação da criatividade com as competências socioemocionais

Gestão e Coordenação nas Instituições Educacionais

  • Gestão da educação no contexto da Administração da Educação como campo de conhecimento
    Sistemas educacionais na sociedade contemporânea
  • Estrutura organizacional da gestão dos sistemas e das instituições de ensino de educação
  • Elaboração e execução do planejamento educacional em suas diferentes jurisdições e níveis
  • Articulação e valorização instrumental para a gestão da educação
  • Paradigmas da educação
  • A Educação atual e suas abordagens
  • Tendências e práticas no uso de novas tecnologias
  • A ação pedagógica e a gerência do tempo
  • As funções dos gestores, supervisores e orientadores educacionais no sistema de ensino
  • Orientação educacional e as atribuições do Orientador Educacional
  • O planejamento em Orientação Educacional incluindo projetos e programas
  • Atribuições, Funções e Práticas da Coordenação Pedagógica
  • Ação Pedagógica e Plano de Orientação Educacional
  • Tendências da formação de professores e suas implicações nas práticas pedagógicas
  • Perspectiva da orientação educacional e pedagógica
  • A prática dos orientadores na atualidade
  • História da Psicologia Educacional
  • Funções e ações do Psicólogo Educacional
    As ferramentas de trabalho e a prática do Psicólogo na Educação
  • Contextos de trabalho do Psicólogo Educacional (contexto formal de educação e contexto não formal de educação)
  • A importância da Psicologia na Educação e as interfaces com as políticas públicas de educação
  • A Psicologia Educacional no Brasil e em outros países

Habilidades Gerenciais, Comunicação e Liderança

  • Abordagem de escopo geral no que se refere à área da administração relacionada ao tema
  • Condução das aulas no nível MBA, com foco teórico, mas também com referência a prática
  • Trata-se das habilidades para a ação do executivo e do gestor e diz respeito às atitudes profissionais exigidas pela prática no mercado, focado em ação e resultados
  • É importante abordar, a partir do enfoque central da disciplina, as influências e perspectivas
    de todas as áreas do conhecimento da grande área da gestão
  • Negociação e resolução de conflitos
  • Técnicas de argumentação e persuasão
  • A arte da comunicação em público
  • Condução de Reuniões eficazes

Dimensões da Aprendizagem

  • Conceitos e definições sobre aprendizagem. Introdução ao estudo da aprendizagem
  • O processo de aprendizagem e análise de seus fatores constituintes, como: aspectos afetivos, interesse, motivação, diferenças individuais, culturais, entre outros
  • As principais teorias da aprendizagem: comportamental, social, significativa, processamento da informação e mediação
  • O papel do psicopedagogo frente aos desafios vivenciados pelo professor na atualidade do cotidiano escolar
  • O ensino e as formas de aprendizado: formal, não-formal e informal
  • Novas abordagens no processo de aprendizagem, utilizando a tecnologia e o ensino à distância
  • Psicomotricidade: conceitos, fase do desenvolvimento, avaliação, intervenção, e prática educativa. Desenvolvimento psicomotor normal e deficiente verificado nos aspectos: físico, psicológico e biológico
  • Psicomotricidade funcional e relacional. Distúrbio psicomotor: instabilidades, defasagens e perturbações psicomotoras. Avaliação psicomotora e possíveis intervenções de distúrbios psicomotores: estimulação, educação, reeducação e terapia psicomotora
  • Fase do desenvolvimento incluindo linguagem escrita, leitura, e linguagem corporal. As etapas de conscientização da escrita, a consciência fonológica e fonêmica e a aprendizagem das letras
  • Possibilidades de produção, apropriação e interpretação da língua escrita e falada na escola. Didáticas e metodologias da língua portuguesa na educação infantil e no ensino fundamental
  • Processos de aprendizagem da leitura e da escrita em jovens e adultos – linguagens, subjetividades e desenvolvimento e a influência do mundo do trabalho
  • Conceituação de aprendizagem. Conhecimento sobre os distúrbios na aprendizagem como: dificuldade de discriminação visual e compreensão da leitura; dislexia; autismo; distúrbios na escrita referentes às etapas do grafismo como disortografias e disgrafia; discalculia; hiperatividade; transtorno do DDA (distúrbio do déficit de atenção) e DDAH (distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade)
  • Implicações dos distúrbios no processo ensino-aprendizagem. Percepção do surgimento dos distúrbios na aprendizagem e suas consequências. Recursos técnicos para diagnóstico e procedimentos de intervenção psicopedagógica em dificuldades na aprendizagem.

Planejamento e Desenvolvimento Profissional

  • Estabelecer objetivos e metas que resultarão no sucesso corporativo
  • Planejar a atuação em uma área que proporcione crescimento e aprendizado, ter motivação, ganhar bem e exercer criatividade
  • O plano de carreira funciona como um guia que contribuirá para a ascensão profissional e o sucesso do colaborador no ambiente de trabalho
  • Compilação dos melhores trabalhos de um profissional
  • É um material que permite uma visão ampla sobre as habilidades, qualificações e experiências
  • Demonstrar as habilidades e competências
  • Preparar portfólio para atrair clientes, fechar negócios, candidatar a empregos e outros fins acadêmicos

[contact-form-7 id=”2287″ /]