Mercado de Trabalho

O Gerente de Comércio Exterior é o profissional responsável por gerenciar processos de importação e exportação de acordo com a política da empresa. Sua função é gerenciar a equipe, atuar com desembaraços, despachantes, aduaneiras, despesas internacionais, tributação de produtos acabados, armazenagem e sistemas integrados, entre outros.

Perspectivas e Carreira

O comércio exterior é a área que mais cresce no Brasil. Nos últimos anos, o país ampliou o seu percentual de participação, atingindo o 6º lugar entre os países com maior crescimento de exportações, segundo o relatório “Trade and Statistics Outlook”, divulgado pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

Conheça o Curso

Esta especialização é voltada para a formação e o desenvolvimento de capacidades analíticas e cognitivas de um atual ou futuro gestor de comércio exterior que atuará em um mundo em constante transformação.

Comércio Exterior e Negócios Internacionais

  • Mercado cambial
  • Fatores e determinação da taxa de câmbio
  • Previsão das taxas de câmbio
  • Mercado cambial brasileiro
  • Contratação do câmbio – o Contrato de Câmbio
  • Trava, deságios, prêmios, descontos
  • Liquidação, alteração, prorrogação, cancelamento, baixa na posição cambial
  • Aspectos administrativos na exportação e importação
  • Documentação envolvida na exportação e importação
  • Despacho aduaneiro na exportação e importação
  • Siscomex
  • Teorias do comércio internacional: vantagens comparativas, ganhos de comércio. Economia política internacional contemporânea
  • Multilateralismo e inserção internacional contemporânea
  • Papel de organismos internacionais como FMI, OMC e Banco Mundial
  • Princípios fundamentais e acordos administrados pela OMC
  • Elementos básicos do GATT/OMC
  • Elementos básicos da formação de Blocos Econômicos. Regras da OMC: defesa comercial (antidumping, medidas compensatórias e salvaguardas), barreiras técnicas e compras governamentais
  • Estratégias e Processo de Negociação
  • Negociações Multilaterais – grupos, equipes e políades
  • Aspectos multiculturais da Negociação, enfatizando a negociação internacional. Estratégias de internacionalização de empresas, Modelos de internacionalização
  • Multinacional, global, internacional e transnacional
  • Barreiras e desafios na execução de um acordo internacional
  • Abordagens da negociação integrativa e distributiva e a dinâmica das negociações internacionais
  • Direito interno e Direito internacional. Lex Mercadoria. Contratação comercial internacional
  • Planejamento societário e Tributário
  • Arbitragem Comercial Internacional
  • Mediação Técnica. Homologação e Execução de Decisões Internacionais
  • Contencioso Internacional. Conflitos de leis e jurisdições internacionais
  • Jurisdição nos contratos internacionais
  • Lucros e rendimentos auferidos no exterior
  • Conceitos de ganhos de capital e rendimentos
  • Tributos dos lucros auferidos nas filiais, sucursais, controladas e coligadas no exterior; paraísos fiscais
  • Compensação dos prejuízos
  • Compensação do imposto pago no exterior
  • Transfer Price
  • Thin Capitalization

Formação Reflexiva e Inteligência Estratégica

  • Visões Estratégicas
  • Estrutura Organizacional
  • O campo da estratégia empresarial: os principais conceitos, classificações e teorias
  • As escolas e as tipologias de estratégia
  • A estratégia e a concorrência
  • O processo da estratégia
  • O controle estratégico e os cenários
  • Etapas para a formulação, implementação e acompanhamento das estratégias
  • Ciclos da inteligência, inteligência competitiva x inteligência de estado
  • Tecnologias
  • Ciclos da inteligência
  • Relatórios de inteligência
  • Produtos gerados pela inteligência competitiva
  • Relacionamentos virtuais
  • Conceitos sobre o empreendedorismo empresarial e empreendedorismo social
  • Estudo dos componentes do processo de desenvolvimento da capacidade empreendedora e inovadora dos indivíduos
  • Instrumentos necessários ao planejamento, execução e controle das atividades inovadoras e empreendedoras
  • Canais e centros de estudos e outros meios para captação de ideias inovadoras
  • Oportunidades de negócios; identificação, seleção e definição do negócio
  • As oportunidades de negócios com potencial de crescimento, conceitos e fundamentações sobre as startups
  • O processo da inovação nos níveis diferentes da análise: indivíduo, equipe, rede e organizacional
  • Postura de gestão e inovação coorporativa, formas de inovação; estratégias de inovação em produtos e serviços
  • Estratégias para a criação e compartilhamento de conhecimento; formas de transferência do conhecimento; práticas de gestão do conhecimento.
  • Design Estratégico e propostas de Valor
  • Frameworks e Processos de Design Thinking
  • Design Mindset
  • Criação enxuta
  • Temas contemporâneos e emergentes em gestão empresarial.

Conhecimentos e Habilidades Táticas em Gestão

  • O conteúdo é discutido a cada vez que a disciplina é oferecida de acordo com as atualizações de mercado.
  • Introdução metodologias ágeis e suas aplicações
  • Gestão de Requisitos com Práticas Ágeis
  • Agilidade em escala organizacional
  • Gestão 3.0
  • Metodologias ágeis – Kanban
  • Metodologias ágeis – SCRUM
  • Scrum framework
  • Valores e princípios da Agilidade
  • Papeis no Scrum
  • Visão do produto / Backlog do produto
  • Road map / plano de projeto
  • Reuniões do Scrum
  • Times auto gerenciáveis
  • Liderança ágil
  • Principais conceitos de BPM
  • Ciclo de Vida BPM
  • Tipos de Processos
  • Tipos de Atividades
  • Fatores Chaves de Sucesso
  • BPM
  • Visão geral Guia BPM CBOK

Planejamento e Desenvolvimento Profissional

  • Estabelecer objetivos e metas que resultarão no sucesso corporativo
  • Planejar a atuação em uma área que proporcione crescimento e aprendizado, ter motivação, ganhar bem e exercer criatividade
  • O plano de carreira funciona como um guia que contribuirá para a ascensão profissional e o sucesso do colaborador no ambiente de trabalho
  • Compilação dos melhores trabalhos de um profissional
  • É um material que permite uma visão ampla sobre as habilidades, qualificações e experiências
  • Demonstrar as habilidades e competências
  • Preparar portfólio para atrair clientes, fechar negócios, candidatar a empregos e outros fins acadêmicos
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