MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais

Fale agora pelo WhatsApp
Fale agora pelo WhatsApp
Fale agora pelo WhatsApp

Mercado de Trabalho

Gerente de Comércio Exterior é o profissional responsável por gerenciar processos de importação e exportação de acordo com a política da empresa. Sua função é gerenciar a equipe, atuar com desembaraços, despachantes, aduaneiras, despesas internacionais, tributação de produtos acabados, armazenagem e sistemas integrados, entre outros.

Perspectivas e Carreira

O comércio exterior é a área que mais cresce no Brasil. Nos últimos anos, o país ampliou o seu percentual de participação, atingindo o 6º lugar entre os países com maior crescimento de exportações, segundo o relatório “Trade and Statistics Outlook”, divulgado pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

Conheça o Curso

Esta especialização é voltada para a formação e o desenvolvimento de capacidades analíticas e cognitivas de um atual ou futuro gestor de comércio exterior que atuará em um mundo em constante transformação.

MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais

Fale agora pelo WhatsApp
Fale agora pelo WhatsApp

Mercado de Trabalho

Gerente de Comércio Exterior é o profissional responsável por gerenciar processos de importação e exportação de acordo com a política da empresa. Sua função é gerenciar a equipe, atuar com desembaraços, despachantes, aduaneiras, despesas internacionais, tributação de produtos acabados, armazenagem e sistemas integrados, entre outros.

Perspectivas e Carreira

O comércio exterior é a área que mais cresce no Brasil. Nos últimos anos, o país ampliou o seu percentual de participação, atingindo o 6º lugar entre os países com maior crescimento de exportações, segundo o relatório “Trade and Statistics Outlook”, divulgado pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

Conheça o Curso

Esta especialização é voltada para a formação e o desenvolvimento de capacidades analíticas e cognitivas de um atual ou futuro gestor de comércio exterior que atuará em um mundo em constante transformação.

MATRIZ CURRICULAR

MATRIZ CURRICULAR

Comércio exterior e negócios internacionais

  • Mercado cambial;
  • Fatores e determinação da taxa de câmbio;
  • Previsão das taxas de câmbio;
  • Mercado cambial brasileiro.
  • Contratação do câmbio – o Contrato de Câmbio;
  • Trava, deságios, prêmios, descontos;
  • Liquidação, alteração, prorrogação, cancelamento, baixa na posição cambial;
  • Aspectos administrativos na exportação e importação;
  • Documentação envolvida na exportação e importação.
  • Despacho aduaneiro na exportação e importação;
  • Siscomex.
  • Legislação tributária aplicada à compras
  • Lucratividade em compras
  • Impostos envolvidos nas transações de aquisição de mercadorias e serviços
  • Custo total de uma aquisição
  • Estratégias e Processo de Negociação;
  • Negociações Multilaterais – grupos, equipes e políades.
  • Aspectos multiculturais da Negociação, enfatizando a negociação internacional.
  • Estratégias de internacionalização de empresas, Modelos de internacionalização.
  • Multinacional, global, internacional e transnacional;
  • Barreiras e desafios na execução de um acordo internacional;
  • Abordagens da negociação integrativa e distributiva e a dinâmica das negociações internacionais.
  • Direito interno e Direito internacional.
  • Lex Mercadoria.
  • Contratação comercial internacional;
  • Planejamento societário e Tributário;
  • Arbitragem Comercial Internacional;
  • Mediação Técnica.
  • Homologação e Execução de Decisões Internacionais;
  • Contencioso Internacional.
  • Conflitos de leis e jurisdições internacionais;
  • Jurisdição nos contratos internacionais.
  • Lucros e rendimentos auferidos no exterior;
  • Conceitos de ganhos de capital e rendimentos;
  • Tributos dos lucros auferidos nas filiais, sucursais, controladas e coligadas no exterior;
  • Paraísos fiscais;
  • Compensação dos prejuízos;
  • Compensação do imposto pago no exterior;
    Transfer Price;
    Thin Capitalization.

Formação Reflexiva e Inteligência Estratégica

  • Visões Estratégicas
  • Estrutura Organizacional
  • O campo da estratégia empresarial: os principais conceitos, classificações e teorias
  • As escolas e as tipologias de estratégia
  • A estratégia e a concorrência
  • O processo da estratégia
  • O controle estratégico e os cenários
  • Etapas para a formulação, implementação e acompanhamento das estratégias
  • Ciclos da inteligência, inteligência competitiva x inteligência de estado
  • Tecnologias
  • Ciclos da inteligência
  • Relatórios de inteligência
  • Produtos gerados pela inteligência competitiva
  • Relacionamentos virtuais
  • Conceitos sobre o empreendedorismo empresarial e empreendedorismo social
  • Estudo dos componentes do processo de desenvolvimento da capacidade empreendedora e inovadora dos indivíduos
  • Instrumentos necessários ao planejamento, execução e controle das atividades inovadoras e empreendedoras
  • Canais e centros de estudos e outros meios para captação de ideias inovadoras
  • Oportunidades de negócios; identificação, seleção e definição do negócio
  • As oportunidades de negócios com potencial de crescimento, conceitos e fundamentações sobre as startups
  • O processo da inovação nos níveis diferentes da análise: indivíduo, equipe, rede e organizacional
  • Postura de gestão e inovação coorporativa, formas de inovação; estratégias de inovação em produtos e serviços
  • Estratégias para a criação e compartilhamento de conhecimento; formas de transferência do conhecimento; práticas de gestão do conhecimento.
  • Design Estratégico e propostas de Valor
  • Frameworks e Processos de Design Thinking
  • Design Mindset
  • Criação enxuta
  • Temas contemporâneos e emergentes em gestão empresarial.

Conhecimentos e Habilidades Táticas em Gestão

  • O conteúdo é discutido a cada vez que a disciplina é oferecida de acordo com as atualizações de mercado.
  • Introdução metodologias ágeis e suas aplicações
  • Gestão de Requisitos com Práticas Ágeis
  • Agilidade em escala organizacional
  • Gestão 3.0
  • Metodologias ágeis – Kanban
  • Metodologias ágeis – SCRUM
  • Scrum framework
  • Valores e princípios da Agilidade
  • Papeis no Scrum
  • Visão do produto / Backlog do produto
  • Road map / plano de projeto
  • Reuniões do Scrum
  • Times auto gerenciáveis
  • Liderança ágil
  • Principais conceitos de BPM
  • Ciclo de Vida BPM
  • Tipos de Processos
  • Tipos de Atividades
  • Fatores Chaves de Sucesso
  • BPM
  • Visão geral Guia BPM CBOK

Planejamento e Desenvolvimento Profissional

  • Estabelecer objetivos e metas que resultarão no sucesso corporativo
  • Planejar a atuação em uma área que proporcione crescimento e aprendizado, ter motivação, ganhar bem e exercer criatividade
  • O plano de carreira funciona como um guia que contribuirá para a ascensão profissional e o sucesso do colaborador no ambiente de trabalho
  • Compilação dos melhores trabalhos de um profissional
  • É um material que permite uma visão ampla sobre as habilidades, qualificações e experiências
  • Demonstrar as habilidades e competências
  • Preparar portfólio para atrair clientes, fechar negócios, candidatar a empregos e outros fins acadêmicos

Formação reflexiva e inteligência estratégica

  • Visões Estratégicas
  • Estrutura Organizacional
  • O campo da estratégia empresarial: os principais conceitos, classificações e teorias
  • As escolas e as tipologias de estratégia
  • A estratégia e a concorrência
  • O processo da estratégia
  • O controle estratégico e os cenários
  • Etapas para a formulação, implementação e acompanhamento das estratégias
  • Ciclos da inteligência, inteligência competitiva x inteligência de estado
  • Tecnologias
  • Ciclos da inteligência
  • Relatórios de inteligência
  • Produtos gerados pela inteligência competitiva
  • Relacionamentos virtuais
  • Conceitos sobre o empreendedorismo empresarial e empreendedorismo social
  • Estudo dos componentes do processo de desenvolvimento da capacidade empreendedora e inovadora dos indivíduos
  • Instrumentos necessários ao planejamento, execução e controle das atividades inovadoras e empreendedoras
  • Canais e centros de estudos e outros meios para captação de ideias inovadoras
  • Oportunidades de negócios; identificação, seleção e definição do negócio
  • As oportunidades de negócios com potencial de crescimento, conceitos e fundamentações sobre as startups
  • O processo da inovação nos níveis diferentes da análise: indivíduo, equipe, rede e organizacional
  • Postura de gestão e inovação coorporativa, formas de inovação; estratégias de inovação em produtos e serviços
  • Estratégias para a criação e compartilhamento de conhecimento; formas de transferência do conhecimento; práticas de gestão do conhecimento
  • Design Estratégico e propostas de Valor
  • Frameworks e Processos de Design Thinking
  • Design Mindset
  • Criação enxuta
  • Temas contemporâneos e emergentes em gestão empresarial

Comércio exterior e negócios internacionais

  • Visões Estratégicas
  • Estrutura Organizacional
  • O campo da estratégia empresarial: os principais conceitos, classificações e teorias
  • As escolas e as tipologias de estratégia
  • A estratégia e a concorrência
  • O processo da estratégia
  • O controle estratégico e os cenários
  • Etapas para a formulação, implementação e acompanhamento das estratégias
  • Visões Estratégicas
  • Estrutura Organizacional
  • O campo da estratégia empresarial: os principais conceitos, classificações e teorias
  • As escolas e as tipologias de estratégia
  • A estratégia e a concorrência
  • O processo da estratégia
  • O controle estratégico e os cenários
  • Etapas para a formulação, implementação e acompanhamento das estratégias
  • Visões Estratégicas
  • Estrutura Organizacional
  • O campo da estratégia empresarial: os principais conceitos, classificações e teorias
  • As escolas e as tipologias de estratégia
  • A estratégia e a concorrência
  • O processo da estratégia
  • O controle estratégico e os cenários
  • Etapas para a formulação, implementação e acompanhamento das estratégias
  • Visões Estratégicas
  • Estrutura Organizacional
  • O campo da estratégia empresarial: os principais conceitos, classificações e teorias
  • As escolas e as tipologias de estratégia
  • A estratégia e a concorrência
  • O processo da estratégia
  • O controle estratégico e os cenários
  • Etapas para a formulação, implementação e acompanhamento das estratégias
  • Visões Estratégicas
  • Estrutura Organizacional
  • O campo da estratégia empresarial: os principais conceitos, classificações e teorias
  • As escolas e as tipologias de estratégia
  • A estratégia e a concorrência
  • O processo da estratégia
  • O controle estratégico e os cenários
  • Etapas para a formulação, implementação e acompanhamento das estratégias

Conhecimentos e habilidades táticas em gestão

  • Motivação para o alto desempenho de equipes
  • Empowerment
  • Gestão do desempenho
  • Alocação eficaz de pessoas
  • Equipes de trabalho versus grupos
  • Papel do gerente desenvolvedor (coach)
  • Papel do gestor no desenvolvimento do clima de trabalho adequado
  • Desenvolvimento Gerencial
  • Definição de Jogo
  • Vantagens dos jogos para as empresas
  • Tipos de jogos corporativos
  • Etapas na estruturação do jogo
  • Etapas na aplicação do jogo
  • Ciclo da aprendizagem vivencial
  • O processo de escolha do jogo
  • O papel do facilitador
  • Dinâmicas de grupo seus significados e suas aplicações
  • Estímulo à liderança educativa
  • Mentoring e coaching
  • Líder a serviço: os papéis de liderança
  • Motivação para o alto desempenho de equipes
  • Empowerment

Planejamento e desenvolvimento profissional

  • Estabelecer objetivos e metas que resultarão no sucesso corporativo
  • Planejar a atuação em uma área que proporcione crescimento e aprendizado, ter motivação, ganhar bem e exercer criatividade
  • O plano de carreira funciona como um guia que contribuirá para a ascensão profissional e o sucesso do colaborador no ambiente de trabalho
  • Compilação dos melhores trabalhos de um profissional
  • É um material que permite uma visão ampla sobre as habilidades, qualificações e experiências
  • Demonstrar as habilidades e competências
  • Preparar portfólio para atrair clientes, fechar negócios, candidatar a empregos e outros fins acadêmicos

FALE CONOSCO

INTERESSADO?

FALE CONOSCO!

Sua mensagem foi enviada. Muito obrigado! Entraremos em contato em breve.
Houve um erro na hora de enviar sua mensagem. Confira seus dados e tente novamente, por favor.
Sua mensagem foi enviada. Muito obrigado! Entraremos em contato em breve.
Houve um erro na hora de enviar sua mensagem. Confira seus dados e tente novamente, por favor.