Mercado de Trabalho

Se você busca desenvolver competências (conhecimento, habilidades e atitudes) relacionadas à gestão empresarial, de modo a contribuir para a sua atuação profissional e social como gestor, o MBA em Gestão Empresarial e Estratégia Corporativa é ideal para você. O gestor pode atuar como gerente em pequenas, grandes ou médias empresas e tem o importante papel de agir estrategicamente em determinadas situações e momentos relevantes.

Perspectivas e Carreira

O mercado de trabalho para profissionais especializados em Gestão Empresarial é bastante amplo e pode fornecer, àqueles que são bem qualificados, grandes oportunidades de atuação e crescimento. Profissionais em liderança são necessários em empresas de todos os tamanhos e ramos.

Conheça o Curso

O curso busca formar o profissional para que ele possa gerir adequadamente uma empresa, sendo capaz de utilizar os recursos disponíveis de forma estratégica, avaliar os riscos inerentes ao negócio e reduzir as incertezas com um pensamento sistêmico e integrado.

Gestão Corporativa Aplicada e Habilidades Gerenciais

  • Visão Geral das Questões Econômicas Fundamentais: Mercado, Preços, População, Meios de Subsistência, Renda Nacional
  • Formação Econômica do Brasil e Desenvolvimento Industrial do Brasil
  • Desenvolvimento Econômico: Comércio Internacional
  • Origens do pensamento Lean
  • 5S e Housekeeping/ Just in Time/ Kanban/ Kaizen
  • VMS (Mapeamento do Fluxode Valor)
  • TPM (Total Produstive Maintenance)
  • FMEA (Failure Mode and Effect Analysis)
  • Poka Yoke
  • SMED (Redução do Set Up)
  • Demais ferramentas Lean

Formação Reflexiva e Inteligência Estratégica

  • Visões Estratégicas
  • Estrutura Organizacional
  • O campo da estratégia empresarial: os principais conceitos, classificações e teorias
  • As escolas e as tipologias de estratégia
  • A estratégia e a concorrência
  • O processo da estratégia
  • O controle estratégico e os cenários
  • Etapas para a formulação, implementação e acompanhamento das estratégias
  • Ciclos da inteligência, inteligência competitiva x inteligência de estado
  • Tecnologias
  • Ciclos da inteligência
  • Relatórios de inteligência
  • Produtos gerados pela inteligência competitiva
  • Relacionamentos virtuais
  • Conceitos sobre o empreendedorismo empresarial e empreendedorismo social
  • Estudo dos componentes do processo de desenvolvimento da capacidade empreendedora e inovadora dos indivíduos
  • Instrumentos necessários ao planejamento, execução e controle das atividades inovadoras e empreendedoras
  • Canais e centros de estudos e outros meios para captação de ideias inovadoras
  • Oportunidades de negócios; identificação, seleção e definição do negócio
  • As oportunidades de negócios com potencial de crescimento, conceitos e fundamentações sobre as startups
  • O processo da inovação nos níveis diferentes da análise: indivíduo, equipe, rede e organizacional
  • Postura de gestão e inovação coorporativa, formas de inovação; estratégias de inovação em produtos e serviços
  • Estratégias para a criação e compartilhamento de conhecimento; formas de transferência do conhecimento; práticas de gestão do conhecimento.
  • Design Estratégico e propostas de Valor
  • Frameworks e Processos de Design Thinking
  • Design Mindset
  • Criação enxuta
  • Temas contemporâneos e emergentes em gestão empresarial.

Conhecimentos e Habilidades Táticas em Gestão

  • O conteúdo é discutido a cada vez que a disciplina é oferecida de acordo com as atualizações de mercado.
  • Introdução metodologias ágeis e suas aplicações
  • Gestão de Requisitos com Práticas Ágeis
  • Agilidade em escala organizacional
  • Gestão 3.0
  • Metodologias ágeis – Kanban
  • Metodologias ágeis – SCRUM
  • Scrum framework
  • Valores e princípios da Agilidade
  • Papeis no Scrum
  • Visão do produto / Backlog do produto
  • Road map / plano de projeto
  • Reuniões do Scrum
  • Times auto gerenciáveis
  • Liderança ágil
  • Principais conceitos de BPM
  • Ciclo de Vida BPM
  • Tipos de Processos
  • Tipos de Atividades
  • Fatores Chaves de Sucesso
  • BPM
  • Visão geral Guia BPM CBOK

Planejamento e Desenvolvimento Profissional

  • Estabelecer objetivos e metas que resultarão no sucesso corporativo
  • Planejar a atuação em uma área que proporcione crescimento e aprendizado, ter motivação, ganhar bem e exercer criatividade
  • O plano de carreira funciona como um guia que contribuirá para a ascensão profissional e o sucesso do colaborador no ambiente de trabalho
  • Compilação dos melhores trabalhos de um profissional
  • É um material que permite uma visão ampla sobre as habilidades, qualificações e experiências
  • Demonstrar as habilidades e competências
  • Preparar portfólio para atrair clientes, fechar negócios, candidatar a empregos e outros fins acadêmicos

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