MBA em Liderança e Gestão de Pessoas

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MBA em Liderança

e Gestão de Pessoas

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Mercado de Trabalho

Formados nesta área podem trabalhar nas áreas de Recursos Humanos e Gestão, como líderes, gerentes, diretores, analistas, ou consultores. Profissionais em liderança são necessários em empresas de todos os tamanhos e ramos.

Perspectivas e Carreira

As empresas têm buscado líderes que sejam capazes de alinhar a cultura e os valores organizacionais às expectativas pessoais de seus colaboradores. O capital humano tem sido entendido, cada vez mais, como o principal diferencial competitivo das organizações . As empresas têm buscado líderes preparados para o desenvolvimento de pessoas e equipes de alta performance.

Conheça o Curso

Esta especialização é voltada para a formação na área de gestão de pessoas e liderança, com ênfase na vivência e prática de conceitos a fim de selecionar, recrutar, treinar, motivar, empreender e inovar, sendo capaz de acompanhar as constantes evoluções do mercado de gestão estratégica de resultados por meio de pessoas, em especial, na formação de equipes de alta performance.

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Mercado de Trabalho

Formados nesta área podem trabalhar nas áreas de Recursos Humanos e Gestão, como líderes, gerentes, diretores, analistas, ou consultores. Profissionais em liderança são necessários em empresas de todos os tamanhos e ramos.

Perspectivas e Carreira

As empresas têm buscado líderes que sejam capazes de alinhar a cultura e os valores organizacionais às expectativas pessoais de seus colaboradores. O capital humano tem sido entendido, cada vez mais, como o principal diferencial competitivo das organizações . As empresas têm buscado líderes preparados para o desenvolvimento de pessoas e equipes de alta performance.

Conheça o Curso

Esta especialização é voltada para a formação na área de gestão de pessoas e liderança, com ênfase na vivência e prática de conceitos a fim de selecionar, recrutar, treinar, motivar, empreender e inovar, sendo capaz de acompanhar as constantes evoluções do mercado de gestão estratégica de resultados por meio de pessoas, em especial, na formação de equipes de alta performance.

MATRIZ CURRICULAR

MATRIZ CURRICULAR

Formação reflexiva e inteligência estratégica

  • Visões Estratégicas
  • Estrutura Organizacional
  • O campo da estratégia empresarial: os principais conceitos, classificações e teorias
  • As escolas e as tipologias de estratégia
  • A estratégia e a concorrência
  • O processo da estratégia
  • O controle estratégico e os cenários
  • Etapas para a formulação, implementação e acompanhamento das estratégias
  • Ciclos da inteligência, inteligência competitiva x inteligência de estado
  • Tecnologias
  • Ciclos da inteligência
  • Relatórios de inteligência
  • Produtos gerados pela inteligência competitiva
  • Relacionamentos virtuais
  • Conceitos sobre o empreendedorismo empresarial e empreendedorismo social
  • Estudo dos componentes do processo de desenvolvimento da capacidade empreendedora e inovadora dos indivíduos
  • Instrumentos necessários ao planejamento, execução e controle das atividades inovadoras e empreendedoras
  • Canais e centros de estudos e outros meios para captação de ideias inovadoras
  • Oportunidades de negócios; identificação, seleção e definição do negócio
  • As oportunidades de negócios com potencial de crescimento, conceitos e fundamentações sobre as startups
  • O processo da inovação nos níveis diferentes da análise: indivíduo, equipe, rede e organizacional
  • Postura de gestão e inovação coorporativa, formas de inovação; estratégias de inovação em produtos e serviços
  • Estratégias para a criação e compartilhamento de conhecimento; formas de transferência do conhecimento; práticas de gestão do conhecimento.
  • Design Estratégico e propostas de Valor
  • Frameworks e Processos de Design Thinking
  • Design Mindset
  • Criação enxuta
  • Temas contemporâneos e emergentes em gestão empresarial.

Gestão de Equipes de Alto Rendimento

  • Motivação para o alto desempenho de equipes
  • Empowerment
  • Gestão do desempenho
  • Alocação eficaz de pessoas
  • Equipes de trabalho versus grupos
  • Papel do gerente desenvolvedor (coach)
  • Papel do gestor no desenvolvimento do clima de trabalho adequado
  • Desenvolvimento Gerencial
  • Definição de Jogo
  • Vantagens dos jogos para as empresas
  • Tipos de jogos corporativos
  • Etapas na estruturação do jogo
  • Etapas na aplicação do jogo
  • Ciclo da aprendizagem vivencial
  • O processo de escolha do jogo
  • O papel do facilitador
  • Dinâmicas de grupo seus significados e suas aplicações
  • Estímulo à liderança educativa
  • Mentoring e coaching
  • Líder a serviço: os papéis de liderança
  • Motivação para o alto desempenho de equipes
  • Empowerment

Habilidades Gerenciais, Comunicação e Liderança

  • Habilidades para a ação do executivo e do gestor
  • Atitudes profissionais exigidas pela prática no mercado, focado em ação e resultados
  • Competências técnicas, intrapessoais e interpessoais e sua importância no sucesso profissional
  • Modelos de identificação e avaliação de competências interpessoais
  • Ferramentas e estratégias de desenvolvimento de competências interpessoais
  • Níveis de comunicação. Comunicação eficiente versus eficaz. Comunicação de mão única versus mão dupla
  • Feedback, Bloqueios e Oportunidades para a comunicação efetiva.
  • Percepção, mecanismos de defesa, medo, escuta ativa, competência emocional, intuição.
  • Revertendo situações e superando objeções.
  • Comunicação assertiva para condução de reuniões

Conhecimentos e Habilidades Táticas em Gestão

  • O conteúdo é discutido a cada vez que a disciplina é oferecida de acordo com as atualizações de mercado.
  • Introdução metodologias ágeis e suas aplicações
  • Gestão de Requisitos com Práticas Ágeis
  • Agilidade em escala organizacional
  • Gestão 3.0
  • Metodologias ágeis – Kanban
  • Metodologias ágeis – SCRUM
  • Scrum framework
  • Valores e princípios da Agilidade
  • Papeis no Scrum
  • Visão do produto / Backlog do produto
  • Road map / plano de projeto
  • Reuniões do Scrum
  • Times auto gerenciáveis
  • Liderança ágil
  • Principais conceitos de BPM
  • Ciclo de Vida BPM
  • Tipos de Processos
  • Tipos de Atividades
  • Fatores Chaves de Sucesso
  • BPM
  • Visão geral Guia BPM CBOK

Planejamento e Desenvolvimento Profissional

  • Estabelecer objetivos e metas que resultarão no sucesso corporativo
  • Planejar a atuação em uma área que proporcione crescimento e aprendizado, ter motivação, ganhar bem e exercer criatividade
  • O plano de carreira funciona como um guia que contribuirá para a ascensão profissional e o sucesso do colaborador no ambiente de trabalho
  • Compilação dos melhores trabalhos de um profissional
  • É um material que permite uma visão ampla sobre as habilidades, qualificações e experiências
  • Demonstrar as habilidades e competências
  • Preparar portfólio para atrair clientes, fechar negócios, candidatar a empregos e outros fins acadêmicos

Formação reflexiva e inteligência estratégica

  • Visões Estratégicas
  • Estrutura Organizacional
  • O campo da estratégia empresarial: os principais conceitos, classificações e teorias
  • As escolas e as tipologias de estratégia
  • A estratégia e a concorrência
  • O processo da estratégia
  • O controle estratégico e os cenários
  • Etapas para a formulação, implementação e acompanhamento das estratégias
  • Ciclos da inteligência, inteligência competitiva x inteligência de estado
  • Tecnologias
  • Ciclos da inteligência
  • Relatórios de inteligência
  • Produtos gerados pela inteligência competitiva
  • Relacionamentos virtuais
  • Conceitos sobre o empreendedorismo empresarial e empreendedorismo social
  • Estudo dos componentes do processo de desenvolvimento da capacidade empreendedora e inovadora dos indivíduos
  • Instrumentos necessários ao planejamento, execução e controle das atividades inovadoras e empreendedoras
  • Canais e centros de estudos e outros meios para captação de ideias inovadoras
  • Oportunidades de negócios; identificação, seleção e definição do negócio
  • As oportunidades de negócios com potencial de crescimento, conceitos e fundamentações sobre as startups
  • O processo da inovação nos níveis diferentes da análise: indivíduo, equipe, rede e organizacional
  • Postura de gestão e inovação coorporativa, formas de inovação; estratégias de inovação em produtos e serviços
  • Estratégias para a criação e compartilhamento de conhecimento; formas de transferência do conhecimento; práticas de gestão do conhecimento
  • Design Estratégico e propostas de Valor
  • Frameworks e Processos de Design Thinking
  • Design Mindset
  • Criação enxuta
  • Temas contemporâneos e emergentes em gestão empresarial

Gestão de equipes de alto rendimento

  • Motivação para o alto desempenho de equipes
  • Empowerment
  • Gestão do desempenho
  • Alocação eficaz de pessoas
  • Equipes de trabalho versus grupos
  • Papel do gerente desenvolvedor (coach)
  • Papel do gestor no desenvolvimento do clima de trabalho adequado
  • Desenvolvimento Gerencial
  • Definição de Jogo
  • Vantagens dos jogos para as empresas
  • Tipos de jogos corporativos
  • Etapas na estruturação do jogo
  • Etapas na aplicação do jogo
  • Ciclo da aprendizagem vivencial
  • O processo de escolha do jogo
  • O papel do facilitador
  • Dinâmicas de grupo seus significados e suas aplicações
  • Estímulo à liderança educativa
  • Mentoring e coaching
  • Líder a serviço: os papéis de liderança
  • Motivação para o alto desempenho de equipes
  • Empowerment

Habilidades gerenciais, comunicação e liderança

  • Visões Estratégicas
  • Estrutura Organizacional
  • O campo da estratégia empresarial: os principais conceitos, classificações e teorias
  • As escolas e as tipologias de estratégia
  • A estratégia e a concorrência
  • O processo da estratégia
  • O controle estratégico e os cenários
  • Etapas para a formulação, implementação e acompanhamento das estratégias
  • Níveis de comunicação. Comunicação eficiente versus eficaz. Comunicação de mão única versus mão dupla
  • Feedback, Bloqueios e Oportunidades para a comunicação efetiva.
  • Percepção, mecanismos de defesa, medo, escuta ativa, competência emocional, intuição.
  • Revertendo situações e superando objeções.
  • Comunicação assertiva para condução de reuniões

Conhecimentos e habilidades táticas em gestão

  • O conteúdo é discutido a cada vez que a disciplina é oferecida de acordo com as atualizações de mercado.
  • Introdução metodologias ágeis e suas aplicações
  • Gestão de Requisitos com Práticas Ágeis
  • Agilidade em escala organizacional
  • Gestão 3.0
    Metodologias ágeis – Kanban
  • Metodologias ágeis – SCRUM
  • Scrum framework
  • Valores e princípios da Agilidade
  • Papeis no Scrum
  • Visão do produto / Backlog do produto
    Road map / plano de projeto
  • Reuniões do Scrum
  • Times auto gerenciáveis
  • Liderança ágil
  • Principais conceitos de BPM
  • Ciclo de Vida BPM
  • Tipos de Processos
  • Tipos de Atividades
  • Fatores Chaves de Sucesso
  • BPM
  • Visão geral Guia BPM CBOK

Planejamento e desenvolvimento profissional

  • Estabelecer objetivos e metas que resultarão no sucesso corporativo
  • Planejar a atuação em uma área que proporcione crescimento e aprendizado, ter motivação, ganhar bem e exercer criatividade
  • O plano de carreira funciona como um guia que contribuirá para a ascensão profissional e o sucesso do colaborador no ambiente de trabalho
  • Compilação dos melhores trabalhos de um profissional
  • É um material que permite uma visão ampla sobre as habilidades, qualificações e experiências
  • Demonstrar as habilidades e competências
  • Preparar portfólio para atrair clientes, fechar negócios, candidatar a empregos e outros fins acadêmicos

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